terça-feira, 24 de setembro de 2013

José Manuel Sampaio - Candidato na lista à Câmara Municipal


José Manuel Bento Sampaio nasceu em Almeirim, a 28 de Dezembro de 1944. Casado, tem dois filhos e três netos.


Fez os estudos liceais em Almeirim e Santarém, foi trabalhador-estudante durante a licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa e especializou-se em Pediatria Médica no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa.


Foi Chefe de Serviço Hospitalar, Diretor de Serviço de Pediatria, Diretor Clínico e Diretor do Hospital Distrital de Torres Novas. Dirigiu o Conselho de Administração durante a construção e inauguração do novo hospital, o Hospital Rainha Santa Isabel (2000).


Foi Bolseiro do Conselho da Europa, em Paris (1989); representante de Portugal no Programa Hope, na Dinamarca (1999); professor na Escola Superior de Enfermagem de Santarém(23 anos).


Aposentou-se da carreira hospitalar em 2005. Mantem-se na clínica privada em Almeirim e Santarém.


Foi membro da Comissão Nacional do Congresso de Aveiro e candidato da Oposição Democrática pelo Distrito de Santarém (1973).


Foi eleito, na autarquia de Almeirim, para vários cargos: Vereador(1983-1985), Presidente da Assembleia Municipal(1989-1993) e Deputado Municipal(vários mandatos).


Foi dirigente em várias Associações  de Almeirim: Clube Juvenil, Banda Marcial, Bombeiros Voluntários e 20 Kms de Almeirim.


Recebeu a medalha de ouro do município de Almeirim (1996) e a medalha de ouro do município de Torres Novas (2000). Foi distinguido pelos Rotários de Almeirim como Profissional do Ano (2009).


Foi médico-militar em Angola(74/75) e médico voluntário da Associação Médica Internacional – AMI, na Guiné-Bissau(2002) , Timor Leste (2003) e Cabo Verde (2005).


É sócio fundador do Sindicato Médico da Zona Sul e pertence à Direcção do Movimento Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI. Pertence ao corpo redatorial do jornal Voz do Reformado.


Tem escritos em jornais locais e regionais e participado  em iniciativas de promoção para a saúde. Tem trabalhos de Pediatria em revistas da especialidade e três livros publicados: o Grito - poesia (1973), Memorial do Hospital Distrital de Torres Novas e do Serviço de Pediatria (1993) e Sal da Vida (2011).

Sem comentários:

Enviar um comentário