terça-feira, 24 de setembro de 2013

Entrevista de Sónia Colaço ao jornal O Ribatejo




1. O que o distingue das outras candidaturas?
A CDU é uma força política que se distingue pelas propostas e sugestões que apresenta, pois o seu compromisso é com a melhoria da qualidade de vida e os direitos dos Almeirinenses. É nossa intenção continuar a trabalhar nesse sentido, pondo as necessidades das populações em primeiro lugar, por isso estaremos ao seu lado a defender os serviços públicos, nomeadamente na área da saúde, da justiça, da educação. Promover a participação alargada da população com vista ao aprofundamento da democracia, sem outros interesses, que não sejam a transparência e o rigor da gestão municipal.

2. Quais são as suas grandes prioridades para o concelho?
Os candidatos da CDU, preocupados com o desemprego, consideram fundamental dinamizar e promover o comércio local, valorizando a nossa aptidão agrícola, apoiar o turismo, em particular na sua vertente gastronómica, assim como outras atividades inovadoras; dinamizar a Rede Social do concelho, em particular junto das crianças e idosos. É essencial preservar e revitalizar o património e a cultura, promovendo diversas iniciativas em articulação com o movimento associativo local. Gostaríamos também de dar destaque aos jovens e aos seus projetos através, por exemplo, da criação duma Casa da Juventude como espaço multidisciplinar.

3. O que pensa fazer para aumentar o emprego no concelho?
Mudar de políticas é fundamental para por fim a este flagelo que atinge a generalidade das famílias portuguesas. Sendo um problema com origem nas políticas nacionais, implementadas pelos sucessivos governos, os autarcas têm de estar atentos e atuar, junto com as populações, para travar estas políticas devastadoras do ponto de vista económico e social. Por isso, é necessário dinamizar atividades específicas por sectores económicos, de divulgação e promoção de produtos locais, envolvendo os agricultores e produtores, assim como os pequenos e médios empresários. Serão oportunidades de atração turística, no sentido de aumentar o número e a permanência de visitantes em Almeirim.

 4. Que balanço faz do trabalho de Sousa Gomes nestas últimas décadas na Câmara?
Nestes mandatos os constantes atropelos à Lei cometidos pela maioria absoluta PS, a falta de transparência e de informação dos processos foram sempre denúncias feitas pela CDU, no intuito de garantir aos eleitos e aos Almeirinenses o acesso democrático à gestão autárquica. Se é verdade que foram construídas algumas infraestruturas, que contribuíram para melhorar a vida no Concelho, não deixa de ser também verdade que os seus custos foram em geral muito mais elevados do que deveriam. Muitas ficam degradadas pouco tempo depois de construídas (ex: Salão de Chá zona norte) ou não são devidamente utilizadas (ex: Cineteatro e Centro Coordenador de Transportes).

Sem comentários:

Enviar um comentário