sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CDU quer Centro Coordenador de Transportes a cumprir a sua função


CDU quer Centro Coordenador de Transportes
a cumprir a sua função.
Almeirim precisa de uma camionagem!

A CDU promoveu ontem, em Almeirim, a realização de uma conferência de imprensa e também a distribuição de documentos à população em defesa da reabertura do Centro Coordenador de Transportes, documento que segue abaixo.

A CDU colocou ainda no seu blogue, os “flops” da gestão socialista sobre esta matéria, informação que pode ser consultada em:





Documento distribuído:

Em 2001, em vésperas de eleições autárquicas, foi inaugurado em Almeirim um Centro Coordenador de Transportes (CCT) que custou cerca de 900 Mil Euros.

O Centro Coordenador de Transportes nunca funcionou devidamente e passados doze anos sobre a sua inauguração, as pessoas que utilizam os transportes públicos interurbanos, regionais ou nacionais, ficaram pior: Têm de esperar pelos autocarros ao sol, ao frio e à chuva; Têm de se deslocar a um estabelecimento a mais de trezentos metros da paragem para comprar os bilhetes para os “ expressos” ou para as “rápidas”; Têm de se deslocar a Santarém para comprar os passes mensais; Não têm onde pedir uma simples informação; Não têm onde despachar uma mercadoria ou guardar uma bagagem!

Desde o início, a CDU defendeu, a necessidade de implementar uma rede de transportes urbanos na cidade, e uma nova praça de táxis junto ao CCT que viessem articular com o serviço de autocarros prestado pelas empresas rodoviárias com concessão no Concelho de modo a diminuir as implicações causadas pela localização periférica da nova camionagem e ir ao encontro das necessidades dos utentes dos transportes públicos.

Mas mesmo depois de criado o serviço de Transporte Urbano de Almeirim (TUA), serviço que tem vindo a degradar-se cada vez mais, o Centro Coordenador de Transportes continua sem funcionar. Uma situação inadmissível que se deve à falta de vontade ou à incompetência da maioria PS para se opor aos interesses e exigências da Rodoviária do Tejo, empresa privada que controla a maioria dos transportes que servem o Concelho de Almeirim. Entretanto, os Almeirinenses continuam sem camionagem!

Para disfarçar esta situação escandalosa, a maioria PS que tem estado à frente da Câmara Municipal determinou outros fins para as instalações do Centro Coordenador de Transportes que não aqueles, obviamente, para os quais foram construídas. E foi assim que uma infra-estrutura destinada a promover a mobilidade e criar condições condignas para os utilizadores de transportes públicos, virou “universidade” e “museu”.

No entender da CDU, esta não é a localização adequada para colocar um museu, nem qualquer outro serviço cultural, não só porque as instalações fazem falta para o fim para o qual foram previstas, para camionagem, mas também e ainda porque existem outros espaços na cidade de Almeirim com condições mais apropriadas e dignas para estes efeitos, nomeadamente as antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e as escolas velhas.

Sempre defendemos e apresentamos propostas nos órgãos municipais, no sentido, da recuperação e classificação patrimonial destes edifícios e a sua utilização para fins museológicos, culturais e associativos. Nomeadamente, as instalações do IVV cuja pretensão de classificação patrimonial e aquisição foi neste mandato, aprovada pela Assembleia Municipal por proposta da CDU (com a abstenção do PS) para a sua transformação num espaço dedicado ao património vitivinícola e agrícola de Almeirim, às artes e à promoção dos produtos regionais.

As instalações do Centro Coordenador de Transportes devem, na opinião da CDU, continuar vocacionada para oferecer condições condignas aos seus utilizadores e para promover a utilização dos transportes públicos tal como estava previsto aquando da sua construção. Num momento de crise económica, social e ambiental como a que vivemos actualmente, as autarquias devem desempenhar mais que nunca um papel activo na defesa e promoção dos transportes públicos, como forma de melhorar a mobilidade da população e o desenvolvimento do Concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário