quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CDU não aprova os impostos municipais na Assembleia Municipal de 22 de novembro de 2013




Ver a ordem de trabalhos aqui.



Em relação às propostas de impostos municipais (pontos 1 a 4), considerando que, face ao atual quadro económico, muitas pessoas se encontram sem trabalho ou com salários reduzidos, e já têm em cima de si uma enorme carga fiscal, a CDU não votou favoravelmente nenhuma das propostas apresentadas. Assim:



- Em relação ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a CDU decidiu votar contra, pois apesar de ver com bons olhos a majoração da taxa em prédios urbanos degradados e em prédios rústicos abandonados, poderia ser aliviada um pouco a taxa sobre os prédios urbanos avaliados no âmbito do CIMI (código do imposto municipal sobre imóveis), mostrando assim a autarquia que se preocupa com os seus munícipes. A receita deste imposto registou um acréscimo de cerca de 15% nos últimos quatro anos, e que um imposto mais baixo poderia funcionar como atrativo para novos habitantes.

                                                                                                               

- No que toca à DERRAMA, a CDU absteve-se, pois a atual conjuntura económica é igualmente prejudicial às empresas, sobretudo as de pequena e média dimensão. Assim, é do entendimento da CDU que o município poderia diminuir esta taxa ou até eliminá-la para as empresas que não ultrapassem os 150.000€ de volume de negócios. O Executivo Municipal deveria providenciar estudos de modo a ter-se uma melhor perceção do impacto que a eventual isenção para PME’s teria nas receitas do município.



- Relativamente à participação variável no IRS para 2014 para a qual o executivo propôs 5% (taxa máxima), a CDU decidiu votar contra. Entendemos que teria sido possível aplicar uma taxa inferior. Pretendíamos um alívio na carga fiscal e minorar a  situação de injustiça social criada pelo método aplicado , 5% para todos, por afetar de forma mais acentuada os munícipes de menores rendimentos.

 

- Quanto à Taxa Municipal de Direitos de Passagem, a CDU votou contra, essencialmente pela lei em si, da qual discordamos profundamente. Os direitos de passagem deviam ser um encargo das operadoras de telecomunicações fixas (por utilizarem o domínio público), e não dos seus consumidores, como se verifica. E não nos devemos esquecer que estas são empresas com grandes lucros, e são as únicas beneficiadas com esta lei, sendo que os municípios não são defendidos e os cidadãos são penalizados.







Em relação à eleição dos membros da Assembleia Municipal de Almeirim para a Assembleia Intermunicipal da CILMT (ponto 7), a CDU apresentou a seguinte lista:



1. José Manuel Coutinho Lopes

2. António Martins

3. M.ª José Cardoso.



A lista recolheu um total de 4 votos (em 20), elegendo assim um elemento para este órgão intermunicipal, ficando os outros dois como suplentes.







No que toca à eleição dos representes da Assembleia Municipal de Almeirim na CPCJ do concelho, e tendo em conta que estes têm de ser apenas eleitores (não sendo obrigatório que sejam membros da Assembleia Municipal) e que foi apresentada uma lista única, pluripartidária, a CDU propôs os seguintes nomes:
 Efetivo: Ana Rita Fernandes (ver biografia).



Suplente: Luísa Loureiro (ver biografia).



A lista recolheu 23 votos SIM e 1 voto em BRANCO.




Relativamente aos representantes da Assembleia Municipal na Comissão Municipal de Habitação e Urbanismo, foi igualmente apresentada uma lista única pluripartidária, sendo proposto, pela parte da CDU, o deputado municipal José Manuel Coutinho Lopes para a referida comissão.

A lista recolheu 22 votos SIM e 2 votos em BRANCO.







No que diz respeito à eleição do autarca de freguesia para o Conselho Cinegético de Almeirim, foi proposto pela CDU o vogal da Assembleia de Freguesia de Almeirim Fernando Cardoso (ver biografia). Apesar de não ter sido eleito, este contou com 8 votos favoráveis (em 24). Houve ainda 2 abstenções.










Por fim, a CDU decidiu abster-se na proposta de designação do Fiscal Único para a LT-SRU.




Sem comentários:

Enviar um comentário