domingo, 10 de novembro de 2013

Reunião ordinária do executivo municipal de 4 de novembro de 2013






Da reunião há a destacar vários aspetos, que são descritos abaixo, relativos ao período antes da ordem do dia e das propostas da ordem do dia:


No período antes da ordem do dia mencionou-se, em primeiro lugar, e com base num estudo que foi recentemente divulgado em termos de transparência das autarquias portugueses, que Almeirim aparece em 263.º lugar (em 308), ficando em penúltimo lugar no distrito de Santarém. A vereadora referiu que este relatório veio confirmar as várias denúncias feitas pela CDU, ao longo dos anos, pela falta de transparência e de informações às quais a oposição e os munícipes têm direito.


Em segundo lugar, e relacionado com o anterior, foi abordado o célebre Relatório de Auditoria às demostrações financeiras do município, cujas conclusões apontam falhas graves que não surpreendem a CDU, pois são irregularidades que a CDU tem vindo a denunciar desde há vários anos. O relatório conclui que as demonstrações financeiras relativas a 2011 e 2012 “não traduzem a verdadeira posição financeira e orçamental do Município”.


Assinala ainda o relatório, na página 21, responsabilidades diretas, do então vice-presidente da câmara, hoje presidente desta autarquia, no que diz respeito a despesas feitas em situação de irregularidade. Como tal, a CDU considera que é urgente que o Sr. Presidente preste esclarecimentos ao executivo e nos apresente, por escrito, dentro de um prazo razoável, tendo considerado razoável que esse prazo não fosse além do final do ano, as medidas que já foram implementadas, não só para as correções sugeridas pelo relatório da auditoria mas igualmente a implementação de mecanismos de controlo sugeridos ou outros que se mostrem adequados para a gestão do município.

 



No período da ordem do dia, relativo à Taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a vereadora absteve-se, uma vez que face à conjuntura atual de agravamento das dificuldades da vida, há que ter em conta que as pessoas já não suportam mais taxas e impostos. As contrariedades que enfrentam diariamente não se adaptam às tributações que lhes são impostas, portanto, o município poderia ter isso em conta e ter proposto um desagravamento das taxas. Por outro lado esta proposta apresenta uma majoração para prédios degradados, e questionou-se se existe algum levantamento dessas situações e como é que ele é feito, e qual foi o universo de prédios a que se aplicou este critério.



No que diz respeito à proposta de participação de IRS da autarquia para 2014, o voto contra, foi por considerar que este é um imposto que deveria fazer justiça social e não agravar a injustiça social e acentuar as desigualdades. Para além disso deve ser um imposto com carácter universal em todo o País, por isso a CDU foi contra a alteração da Lei, quando ela veio e somos contra a sua aplicação no Concelho de Almeirim. Os cinco por cento vão beneficiar quem ganha mais e não quem ganha menos e não vão contribuir para repor igualdades sociais.



No concernente ao 5.º ponto, acerca da proposta de Derrama para 2014, a vereadora absteve-se, mas questionou qual o impacto que estas medidas têm sobre as empresas locais, nomeadamente no que diz respeito às pequenas e médias empresas, pois a CDU tem até sugerido a diminuição da taxa para o volume de negócios que não ultrapasse os 150 mil euros.



Já quanto à Taxa Municipal de Direitos de Passagem, o voto contra justifica-se por esta taxa ser apresentada aos consumidores nas suas faturas das telecomunicações e não ser assumida exclusivamente pelas operadoras. Uma vez mais, considera-se que existe uma enorme carga fiscal sobre os contribuintes, que a autarquia poderia aliviar um pouco.



A atribuição da Medalha de Mérito Desportivo Grau Ouro ao hoquista Diogo Neves foi votada favoravelmente pela vereadora, por considerar ser plenamente merecida. No entanto, a CDU referiu ainda que é importante que esta distinção se estenda a outras modalidades desportivas e outros domínios das artes, para congratular demais atletas e artistas almeirinenses que se distinguem nas suas áreas de atuação.

Sem comentários:

Enviar um comentário