segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Aprovada Recomendação para esterilização de gatos de rua, em colónia vigiadas



RECOMENDAÇÃO
Pela implementação de Programa CED para gatos
A Lei n.º27/2016 de 23 de agosto, que aprova medidas para a criação das redes de centros de recolha oficial de animais, com a modernização dos serviços municipais de veterinária, estabelece também a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população, privilegiando-se assim a esterilização.
Através da Portaria n.º 146/2017 de 26 de abril, regulamentou-se as condições e normas técnicas a que devem obedecer os programas de controlo das populações de animais errantes, nomeadamente de gatos, sem, contudo, se substituir à adopção responsável de animais de companhia, que deve ser contínua e fortemente encorajada.
No entanto, como contributo para minorar os problemas de sobrepopulação animal, os programas de captura, esterilização e devolução (CED) de animais errantes, em particular dos gatos, devem ser cada vez mais adoptados em meio urbano.
A existência das chamadas “colónias de gatos”, ao abrigo destes programas, respondem a vários problemas, como o crescimento descontrolado dos gatos, eliminando problemas de insalubridade e os incómodos provocados pela presença das colónias não supervisionadas. Os gatos que estão em colónias CED são normalmente mais saudáveis, e com a esterilização, desaparecem os miados, as lutas e o cheiro da urina, que estão associados à reprodução.
No passado, o controlo era feito por remoção e abate dos gatos, medidas que a prática e os dados científicos mostraram ser ineficazes, pois ao retirar os gatos de um local, o seu lugar é rapidamente ocupado por outros gatos, para além de saírem mais caras. A presença de gatos na cidade é ainda muito importante no controlo de pragas, como roedores, que podem ser portadoras de doenças graves para humanos, pois um gato, mesmo bem alimentado, continua a caçar.
Almeirim também não escapa à existência de colónias de gatos em vários locais da cidade, que actualmente, não estão sujeitas a nenhum programa CED, ou seja, os problemas referidos anteriormente, assim como a conspurcação do espaço público tornam-se incómodos para a população.
Pelo que importa dar resposta efetiva ao problema, de acordo com a legislação em vigor, em articulação com os munícipes e associações de protecção animal que actuam no concelho, com o intuito de se cumprir as normas de bem-estar animal.
A Assembleia Municipal de Almeirim, reunida a 21 de fevereiro de 2020 delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos da CDU, recomendar à Câmara Municipal de Almeirim que:
1 – Implemente, ao abrigo da legislação em vigor, o Programa de Captura, Esterilização e Devolução de animais errantes, constituindo as colónias de gatos;
2 – Articule com os munícipes e associações de protecção e bem-estar animal que actuam no concelho, a sua colaboração e participação no Programa CED;
3 - Promova campanhas de sensibilização para o aumento da adopção responsável de animais de companhia em Almeirim.


Almeirim, 21 de fevereiro de 2020
O Grupo Municipal da CDU

Sem comentários:

Enviar um comentário