terça-feira, 19 de junho de 2018

Intervenção da Vereadora Sónia Colaço na reunião de Câmara de 18.06.2018 sobre "SISTEMA DE PARTILHA DE BICICLETAS NA CIDADE DE ALMEIRIM"



Começo por dizer que a aposta na mobilidade suave é uma prioridade para se combater as alterações climáticas, através do menor uso dos combustíveis fósseis e consequente diminuição de libertação de gases com efeito de estufa. Hoje em dia é imprescindível conceber a mobilidade nas cidades através do uso das bicicletas e acima de tudo garantir as devidas ciclovias ou a possibilidade de circular nas vias em segurança, pois isso é fundamental para levar as pessoas a usar a bicicleta. A cidade de Almeirim tem excelentes qualidades para o uso da bicicleta, visto que está numa planície e os desníveis praticamente não existem.

Muito se pode discutir nos modelos a implementar para dar esse impulso de estímulo ao uso de bicicleta. E por isso recordo que o modelo implementado anteriormente em Almeirim, tinha por princípio uma boa intenção, mas o facto de ser obrigatório levantar e entregar a bicicleta no mesmo local foi sempre um motivo de impedimento ao seu uso alargado. Outros problemas foram certamente identificados que espero que sirvam de referência para que não se repitam.

No entanto a proposta apresentada levanta-me algumas dúvidas, até porque falta diversa informação à proposta que vem à reunião. Sabemos que pretendem adquirir 30 bicicletas elétricas e aqui permitam-me perguntar porquê esta opção? Até parece que estamos em Santarém ou Lisboa, onde o desnível topográfico tem sido um factor de desincentivo ao uso de bicicleta. Face ao perfil da superfície de Almeirim, quase plana, a opção por adquirir exclusivamente bicicletas eléctricas e em número tão expressivo, para mim não faz muito sentido.

Pretendem adquirir 56 docas de ancoragem e carregamento, mas não existe sequer um mapa provisório de onde ficarão esses pontos localizados na cidade. Pergunto se as docas de ancoragem irão permitir o estacionamento de bicicletas pessoais e em caso negativo, onde é que as pessoas poderão estacionar as suas bicicletas.

Por fim, gostaria de saber como está a funcionar noutros concelhos e se a utilização das bicicletas será gratuita?

Sem comentários:

Enviar um comentário