quarta-feira, 27 de setembro de 2017

CDU, uma rota para o turismo no Concelho de Almeirim

Hoje, dia 27 de setembro, assinala-se o Dia Mundial do Turismo, setor que poderá ter um peso de 16% no PIB em 2017. Como tal, deverá ter uma cuidada abordagem por todos os municípios, devido aos dividendos que daí se poderão tirar.
Verificamos que em Almeirim não tem sido o caso. Com efeito, a CDU defende há vários anos que o atual Posto de Turismo, instalado no edifício dos Paços do Concelho, não cumpre a sua função – tanto que aí estão outros serviços, como o Espaço do Cidadão. A CDU reivindica, que o Posto de Turismo seja instalado junto Aos restaurantes no Largo da Praça de Touros. Sabemos que o PS que atualmente governa a câmara reconhece isto mesmo, uma vez que foi uma promessa do seu programa eleitoral de 2013, que não cumpriu. Na verdade, o que se fez no turismo foi orbitar em torno da “Sopa de Pedra” e não se ganhou asas para ir mais além.
Colocação do cartaz com mensagem de "CDU defende o Posto de Turismo AQUI", na zona dos restaurantes, uma das formas que assinalou este dia.
A CDU propõe-se implementar, projetos para dinamização do turismo, pois reconhecemos que no concelho se podem explorar vários roteiros turísticos. Cabe à autarquia articular o que já existe e fomentar o que tem potencial para ser desenvolvido. As quintas e herdades com produção vitivinícola e criação e treino de cavalos podem ser uma mais-valia para criação de rotas de enoturismo e de centros equestres.

A CDU privilegia o património arquitetónico que na cidade, são vários os edifícios e pontos de interesse espalhados pelo centro histórico, que podem ser objeto de rotas turísticas mas encontram-se com falta de identificação e informação. Como exemplo, a Ermida do Calvário, aprovada a classificação como Imóvel de Interesse Municipal, mas na qual nada foi feito. Defendemos um horário de abertura e a adição de uma placa no exterior com informação; a identificação das várias estações do Calvário e o seu significado religioso; o “Sítio do Paço Real e das Cortes de Almeirim ”, apesar de ter uma placa assinalando as Cortes é pouco evidente, não chama a atenção do visitante e não é informativa da localização do Paço Real; o Túnel de Fuga do Paço Real de Almeirim – visível por iniciativa da CDU, mas que tem sido esquecido; a identificação das cavalariças reais; a Igreja Matriz, com identificação do seu padroeiro e dados de interesse histórico; a Igreja do Divino Espírito Santo (Escolas Velhas) - que sofreu uma recuperação, tendo-se procedido à inauguração apressada do Centro de Interpretação Histórica de Almeirim, que ali ficará sediado, com uma Exposição em período de campanha eleitoral, não sendo acautelada a segurança dos visitantes no acesso principal ao próprio edifício e ainda a velha cantina das “Escolas Velhas”, que está ao abandono.
Equipa da CDU visitou a Fonte de S. Roque, um dos pontos de interesse turístico da cidade. 

E fora da cidade?
A CDU identificou espaços e edifícios de interesse arquitetónico e histórico, uns propriedade da Câmara ou das Juntas de Freguesia, outros de privados. A recuperação, a modernização, a valorização e a dignificação desses espaços, a sua identificação e o estabelecimento de parcerias que servissem o interesse público e privado levaria a que todos eles poderiam fazer parte de uma rota de interesse para visitantes.
São eles, o Palácio da Quinta de Alorna e a sua árvore emblemática, uma Bela Sombra, classificada como Árvore de Interesse Público, por iniciativa do PEV; a Quinta do Casal Branco; o Mercado Municipal e a Quinta e Igreja de Santa Marta, em Benfica do Ribatejo; os vestígios do Convento da Serra, local de peregrinação do séc. XVI, a Igreja de Santo António e a Casa da Cultura (com o Museu Etnográfico) na Raposa; as ruínas do Paço Real da Ribeira de Muge, em Paço dos Negros e a Igreja de S. José em Fazendas de Almeirim.
Em todos estes locais propomos colocar um ponto de informação interativa que forneça aos cidadãos e visitantes a informação mais relevante sobre o local.
A CDU não esquece o potencial do turismo desportivo. A Herdade dos Gagos, em parte propriedade da Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim, está dotada de uma série de equipamentos que já existem e custaram largos euros - três trilhos pedestres assinalados, dois parques de merendas e um circuito de manutenção -, mas que na verdade não são divulgados e as populações não usam porque não sabem que existem!
A CDU propõe-se também criar a chancela “Produto Típico de Almeirim” a colocar nos estabelecimentos de comércio local de Almeirim com produtos típicos (vinhos, caralhotas, entre outros).
Para divulgação desses pontos de interesse turístico, de restaurantes e suas especialidades e de estabelecimentos hoteleiros será criado um site online “Roteiro de Almeirim” e um folheto informativo, que estará disponível em suporte de papel no posto de turismo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário