sábado, 19 de setembro de 2020

CDU lamenta o chumbo da sua proposta para preservação e valorização do Paço Real da Ribeira de Muge - Paço dos Negros

 

A proposta agendada pela vereadora ecologista eleita pela CDU, Sónia Colaço, referente à necessidade de preservação e valorização do Paço Real da Ribeira de Muge em Paço dos Negros, freguesia de Fazendas de Almeirim foi chumbada pela maioria PS, na reunião ordinária da Câmara Municipal de Almeirim, realizada no dia 07 de setembro.

A iniciativa propunha que a Câmara Municipal desencadeasse o processo de Classificação de Interesse Municipal do Conjunto do Paço Real da Ribeira de Muge, da Capela e do Moinho e zona envolvente, bem como iniciar a elaboração de um Plano Pormenor de Salvaguarda para a área identificada, de modo a preservar este património e promover a sua valorização como espaço identitário e como zona de lazer e turismo.

Os vestígios do Paço Real da Ribeira de Muge são dos poucos bens patrimoniais que restam da presença da Dinastia de Avis e da presença da Corte nos sécs. XV e XVI no território do atual concelho de Almeirim. O Paço da Ribeira de Muge foi o berço de Paço dos Negros e é ainda hoje um forte símbolo identitário desta aldeia da freguesia de Fazendas de Almeirim, muito prezado pela população.

A importância deste património foi sendo reconhecida pela autarquia ao longo dos anos tendo sido executadas algumas obras de melhoria da capela e do moinho e adquirido várias parcelas. A CDU recorda que foi ainda aprovado, na sequência de uma proposta sua em mandato anterior, avançar com a classificação de interesse municipal, mas cuja deliberação nunca foi concretizada.

No entanto, o espaço tem sido cada vez mais votado ao abandono, pelo que o estado de conservação deste património vai-se degradando cada vez mais, não permitindo o seu usufruto pelas populações da freguesia e do concelho, nem que este seja um espaço que atraia visitantes. O pórtico apresenta várias aberturas nas paredes, a sinalética de identificação dos espaços encontra-se degradada, continuam ali a residir pessoas quando já foi deliberado o seu realojamento noutro local. Toda esta situação tira a dignidade que o espaço merece.

A CDU lamenta o chumbo da proposta apresentada, que considera de extrema importância para que se possa, em tempo útil, preservar este património que ainda resta no concelho de Almeirim e valorizá-lo para o futuro.

Almeirim, 09 de setembro de 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário