quarta-feira, 26 de julho de 2017

Intervenção de Sónia Colaço, cabeça de lista à Câmara Municipal, na apresentação dos candidatos da CDU


Caros Companheiros e Amigos,

Quero começar por agradecer a vossa presença na apresentação dos cabeças-de-lista da CDU aos órgãos autárquicos do concelho de Almeirim, cujos nomes já foram apresentados e que para a maioria de vós são já caras conhecidas e com provas dadas.

Agradecer também a presença dos dirigentes dos partidos que compõem a CDU, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista Os Verdes, que desta forma renovam a confiança nos homens e mulheres que em nome da CDU irão avançar, para as próximas eleições, empenhados e dedicados em continuar a luta pela defesa dos direitos, interesses e necessidades do povo de Almeirim.

É novamente uma honra assumir a tarefa de encabeçar a lista de candidatos da CDU à Câmara Municipal de Almeirim. Faço-o com muita responsabilidade, pois só assim é possível representar este grande coletivo de homens e mulheres, que ao longo dos anos também foram contribuindo para que o projeto político da CDU fosse uma alternativa séria e sempre comprometida com os interesses dos Almeirinenses.

Ao longo do mandato, os eleitos da CDU, tanto na Câmara como na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesias dedicaram-se a conhecer não só os assuntos que vinham a ser discutidos nas reuniões, mas também a fazer propostas para melhorar a qualidade de vida das pessoas no nosso concelho. Foi o que aconteceu quando nos envolvemos na luta pela defesa dos serviços públicos, nomeadamente com a promoção de um abaixo-assinado a exigir a colocação de mais médicos em Almeirim, onde se recolheram mais de 5 mil assinaturas, ou quando denunciámos a existência de amianto nas instalações das extensões de saúde de Benfica do Ribatejo e de Fazendas de Almeirim, obrigando à sua recuperação.

Por proposta dos eleitos na Assembleia Municipal fizemos aprovar uma moção de protesto contra os atrasos na entrega do correio, provocados pelo encerramento e mudança para Santarém do Centro de Distribuição dos CTT e manifestamos a solidariedade para com os trabalhadores que tinham sido transferidos de modo compulsivo.

Foi também durante este mandato que se aprovaram os regulamentos para atribuição de subsídios e apoios às coletividades desportivas e às associações culturais do concelho, há muito propostos e defendidos pela CDU, tendo sido a única força política a dar contributos, durante o processo de consulta pública dos mesmos.

O abandono dos espaços verdes na cidade foi denunciado e questionámos a falta de substituição de árvores mortas e propusemos mais floreiras em locais públicos. Exigimos mais higiene e limpeza das ruas e dos contentores de resíduos. Pressionámos para a reabertura do salão de chá da Zona Norte.

Fizemos propostas para que se encontrassem soluções para a defesa e valorização do nosso património, nomeadamente do túnel do Paço Real, junto ao mercado municipal, cujo estado de degradação foi reconhecido pela Câmara, prometendo intervir, o que não aconteceu até agora, assim como as ruínas do Paço Real da Ribeira da Muge, em Paço dos Negros.

Fizemos várias propostas para a redução dos impostos, em particular os que incidem sobre as famílias e as micro, pequenas e médias empresas, que não foram atendidas, no entanto a Câmara reduziu por antecipação o endividamento, demonstrando que tinha capacidade financeira para suportar as reduções propostas.

Estas são apenas algumas das áreas que continuam a ser preocupantes em Almeirim, e que iremos ter como base para avançar e estruturar o nosso programa eleitoral, dando continuidade ao vasto e rico património que a CDU tem em Almeirim.

Continuaremos empenhados em defender uma gestão pública cuidadosa, o bom gasto dos dinheiros públicos, a exigir a transparência dos processos, e o respeito pela legalidade e a pluralidade democrática, será uma vez mais a preocupação dos eleitos da CDU.


Caros Amigos e Companheiros,

As próximas eleições serão um importante momento de reforço e de afirmação do nosso projeto, enriquecendo e melhorando o trabalho que temos vindo a realizar no concelho. As próximas eleições são mais uma vez um desafio para todos nós, ao qual não viramos a cara nem baixamos os braços, pois continuamos empenhados em trabalhar ao serviço das populações e da melhoria da qualidade de vida no concelho e no seu desenvolvimento.

Este é um caminho que pretendemos fazer com todos aqueles que comunguem destas aspirações, qualquer que seja a sua convicção partidária, pois a CDU é um espaço aberto que qualquer cidadão de boa vontade pode partilhar. Queremos e desejamos aprofundar cada vez mais a participação ativa e alargada, certos que esta é condição fundamental para uma verdadeira gestão democrática. Fica desde já lançado o desafio para os que reconhecendo nesta candidatura os valores necessários para a mudança que o concelho e o país precisam, se unam a este coletivo.

Todos em conjunto trabalharemos para que seja possível garantir condições para as famílias aqui se manterem, as empresas e o comércio gerarem emprego, apostar na promoção da cultura, do desporto e do associativismo local.
Partimos para as próximas eleições confiantes de que um futuro melhor é possível para todos nós e acreditamos que isso acontecerá com o reforço da CDU no nosso concelho, para que os que vivem, estudam e trabalham em Almeirim fiquem a ganhar.

Viva o Poder Local Democrático
Viva a CDU
Viva Almeirim

Sem comentários:

Enviar um comentário