quinta-feira, 15 de maio de 2014

APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS REFERENTES AO EXERCÍCIO DE 2013


Na última Assembleia Municipal de Almeirim foram apresentadas as contas referentes ao exercício de 2013. A CDU fez a seguinte intervenção: 

O documento em apreciação apesar de ser eminentemente técnico , mais do que apresentar   a posição das contas do município  , reflecte a gestão imprimida pelo executivo e o resultado das opções  tomadas  . Por isso , não nos debruçaremos profundamente nos aspectos técnicos , fazendo contudo referência a alguns aspectos que nos merecem atenção.

É  apresentado um valor de 790.500,00 € ,na rubrica instituições sem fins lucrativos . Continuamos a insistir na necessidade de um regulamento para a atribuição de subsídios , rubrica que aumentou significativamente  ,sem se saberem quais os critérios utilizados.  Não contestamos a atribuição de subsídios a algumas das entidades . O que questionamos  é a ausência  de critérios na sua atribuição . Pelo menos que sejam conhecidos . 

Verifica-se que na conta   “aquisição de bens e  serviços” , as verbas contabilizadas   em “outros bens”  , “outros serviços” e “outros trabalhos especializados”  totalizam  cerca  1,2 m eur  (1.279.012,24) correspondendo a cerca de 18,4% do total da rubrica  “aquisição de bens e  serviços”  e 8,14% do total da despesa .  Para  rubricas cuja natureza e objectivo é  enquadrar valores residuais , convenhamos que estes montantes serão tudo , menos residuais .   Total da despesa : 15.704.069,42 €.

Curioso notar que a verba inscrita em  “prémios, condecorações e ofertas”  é inferior em  1.026,90 €  à que se refere a “material de educação, cultura e recreio”.  Não questionando a justeza na atribuição de prémios e condecorações , quando comparado com o material para a educação e cultura  , podem-se tirar  conclusões pouco elogiosas sobre  as  prioridades de quem nos governa localmente.   

A conta referente às dívidas de cobrança duvidosa apresenta um saldo elevado -  598.694,53 € , sendo que 119.953,58 € se encontram em cobrança em litígio .  Pergunto se é possível caracterizar  o perfil  destas dívidas e quais  as  perspectivas de cobrança das mesmas.

No mapa de  empréstimos obtidos , embora não seja obrigatório ,a bem da transparência, sugere-se que seja indicado o prazo global dos mesmos , utilizando por exemplo o campo das observações.  Permite uma melhor percepção dos compromissos a médio longo prazo do município .

O relatório de gestão apresenta conclusões , que não sendo erradas , apresentam-se  dotadas de um argumentário que eu classificaria de cosmética. Os factos estão lá , mas podem ser “retocados” . 


Vejamos um exemplo : 
No relatório é afirmado “... Outra das rubricas com elevada importância nas despesas correntes são  as despesas com pessoal com um peso de 35,18% apesar de se verificar  que continuam a descer em relação a anos anteriores, no que se refere ao seu peso neste tipo de despesas (correntes).” O que não diz expressamente neste ponto, apesar de depois vir demonstado no quadro do resumo de execução orçamental das despesas ,  e referido mais à frente é que houve um aumento efectivo de 7,42% face ao ano de 2012. 

Endividamento
O endividamento líquido do município de almeirim  atingiu em 2013 o valor de 5.110.564,89 € .  Estamos perante um valor elevadíssimo e que expressa de forma bem clara a gestão a que temos sido sujeitos.  Bem sei que no relatório se afirma ufanamente que ainda temos margem para o endividamento líquido. Afinal não se gastaram todos os cartuchos ... Ainda nos podíamos endividar em mais 57.980,60 €  !!!  Nesta ordem de grandeza de números , eu diria que ficámos rapadinhos !!

Património
Gostaríamos de saber se já foi afectado património às Águas do Ribatejo , por via do contrato de gestão a celebrar . É que se já foi, não deveria constar no ficheiro que nos foi distribuído , sobre o mesmo.

Recursos humanos 
Pela análise do gráfico que acompanha a informação sobre esta matéria , verifica-se que estamos perante uma estrutura em que a hierarquia está ausente. Não existem dirigentes . Numa outra realidade , dir-se-ia que estamos perante um bom exemplo a aplicar numa sociedade de cariz igualitário /anarquista ??. Mas não é o caso  . Estamos é perante um exemplo de má gestão de recursos humanos , ou ausência de gestão num dos activos mais importantes e fundamentais para o bom funcionamento de qualquer organização . A ausência de dirigentes não ajuda na responsabilização e organização dos serviços .  Quando algo acontece , ninguém é responsável e em última instância a responsabilidade é do vereador do pelouro e do presidente . Creio que a gestão da coisa pública exige mais do que nos é apresentado neste  documento.

Esta não é a gestão que a CDU defende , pelo que votaremos contra a aprovação do documento em apreciação fazendo voto vencido.

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