segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Intervenção de Coutinho Lopes na tomada de Posse da Assembleia Municipal


Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Municipal
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal
Excelentíssimos Senhores Vereadores 
Excelentíssimos membros da Assembleia Municipal
Minhas senhoras e meus senhores

Em primeiro lugar, queremos saudar todo o público aqui presente e, através deste, todos os que exerceram o seu dever cívico votando no dia 1 de Outubro. Em especial, saudamos todos os Almeirinenses que, com o seu voto, depositaram a sua confiança na CDU.

Congratulamo-nos por ver esta casa cheia de cidadãos e gostaríamos muito que tal se repetisse em todas as futuras  sessões. O envolvimento da população é um sinal importante da maturidade de qualquer democracia.  

Pelo trabalho realizado, com honestidade e competência, apesar da desigualdade de meios de que dispusemos em comparação com outras candidaturas, a CDU congratula-se com o seu resultado que se traduziu na manutenção do número de eleitos tanto na Assembleia como na Câmara Municipal.

Agradecemos, através da vereadora Sónia Colaço e dos membros eleitos para a AM, a todos as mulheres, homens e jovens que integraram, apoiaram e trabalharam para que fossem eleitos nas listas da CDU e, desta forma, contribuíram, para uma maior pluralidade nesses órgãos, fomentando uma atividade mais participativa e uma maior responsabilidade social. 

Queremos saudar o Partido Socialista pelo resultado obtido, o mais significativo de sempre em eleições autarquicas. Este resultado é fruto da sua ação nos referidos orgãos, mas, também, e muito, da nova conjuntura nacional, hoje muito diferente da que tinhamos em 2013, e para a qual muito contribuiram os partidos que constituem a CDU, Partido Comunista Português e Partido Ecologista “Os Verdes”.

O Partido Socialista reforçou a sua maioria absoluta e com isso aumenta a sua responsabilidade à frente dos destinos do concelho. Fazemos votos para que esta maioria não caia na tentação de exercer o poder de forma absoluta.  

Lamentamos, porém, que mais de metade dos eleitores do nosso concelho não tivesse votado, sendo este um dos atos eleitorais menos participados. A abtenção foi transversal a todas as idades, mas com maior incidência nos mais jovens e isso deve fazer-nos refletir a todos.


Senhor Presidente da Assembleia Municipal 
Senhor Presidente da Câmara Municipal
Senhores Vereadores
Membros da Assembleia

É nossa expectativa que o funcionamento dos Orgãos que Vossas excelências dirigem, se paute pela transparência, pelo respeito integral da Lei, previlegie o debate aberto e esclarecedor sobre os temas locais e nacionais que tenham impacto na vida dos cidadãos do Concelho. 

Tal como temos sempre feito em anteriores mandatos, podem contar com o empenhamento dos eleitos da CDU para que esta prática seja uma realidade.

Entendemos a Assembleia Municipal como um espaço previligiado da expressão dos cidadãos e, como tal, queremos contribuir para que haja uma maior participação da população na vida desta para que as questões e preocupações que nos sejam trazidas obtenham, atempadamente, a devida resposta.

Exerceremos as competências que nos são atribuídas de forma responsável, empenhada e exigente, nomeadamente, na fiscalização da gestão municipal, procurando assim contribuir para que a mesma se destaque pelo rigor, pela transparência, pelo respeito da lei e por escolhas que promovam o bem-estar dos cidadãos e um desenvolvimento harmonioso e sustentável do Concelho.


Há 4 anos atrás, nesta mesma secção da tomada de posse, foram aqui referidas as conclusões do Relatório de Auditoria feito ao Municipio em 2013, conclusões essas nada abonatórias para o funcionamento do Município na altura. Acreditamos e queremos contribuir para que não se repitam as questões aí levantadas.

Queremos aproveitar este ato solene para reafirmar o projeto e os compromissos dos eleitos da CDU para com as populações do nosso Concelho, continuando a trabalhar na defesa dos seus interesses e aspirações e promovendo o desenvolvimento de uma sociedade na qual os cidadãos estejam mais conscientes do seu papel. 

Podem, também, contar connosco para reclamar para as autarquias locais, a autonomia e os meios necessários para responder às necessidades e anseios das populações e do desenvolvimento local.

Por último, formulamos votos para que do trabalho desta Assembleia resulte uma mais-valia para o exercício da cidadania, pedra basilar do regime democrático.

Muito obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário